Formato RAW é melhor que JPEG?
O arquivo RAW (significado em inglês Cru) é um arquivo sem compressão, ou seja, todas as informações que o sensor da câmera conseguiu “visualizar” foram gravadas no cartão de memória.
O RAW (negativo digital) é um arquivo que ainda não está pronto, tendo a necessidade de passar por um processo de revelação digital dentro de programas profissionais, como Lightroom e Photoshop por exemplo.
O fato do arquivo RAW não ter compressão, faz dele a melhor opção na hora do tratamento de imagem, apresentando uma melhor estrutura para tratamentos mais complexos do ponto de vista profissional.
Já quando a imagem é capturada no formato JPEG, a câmera faz uma compressão das informações “visualizadas” pelo sensor. Entregando um arquivo comprimido. Nesse caso, a câmera elimina uma grande quantidade de informações que seriam relevantes na hora do tratamento de imagem.
Vendo os 2 arquivos na tela basicamente não se nota diferença, porém, é na hora do tratamento que iremos sentir a diferença de um arquivo com compressão (jpeg) e um arquivo sem compressão (RAW)
Caso você esteja começando na fotografia e ainda não domina as ferramentas de tratamento de imagem, indicamos que o formato escolhido seja o jpeg.
Se você já domina as ferramentas de tratamento profissional e quer um arquivo mais poderoso na hora do tratamento, recomendamos o formato sem compressão, RAW.
Gostou desse conteúdo? Salve para ler novamente e compartilhe com seus amigos que também gostam de fotografia.
Curso de Fotografia em Curitiba | Consultoria Fotográfica | Escola de Fotografia