Não há como negar, ter uma boa luz é meio caminho andado para ter uma boa foto. Se eu pudesse dar uma dica valiosa para iniciantes na fotografia seria: Tenha uma câmera básica, uma lente fixa e faça o máximo para ter uma boa luz.
Mas o que é de fato ter uma boa luz na fotografia? Existem várias formas de pensar em o que realmente é “ter uma boa luz”.
Dentro de um estúdio por exemplo, sempre trabalhamos uma luz direcionada. O que isso quer dizer? Uma luz com foco no assunto (produto ou pessoa). Recentemente em uma aula do Curso de Fotografia da Consultoria Fotográfica, fizemos um exercício para entender a diferença que uma boa luz pode fazer nas suas fotos.
No primeiro exemplo fotografarmos nossa modelo com uma luz simples, vinda do teto. Nota-se que a foto não carrega com sigo uma característica interessante. Nesse primeiro exemplo nós temos uma foto que não chama atenção, uma foto sem graça, sem identidade.
Já no segundo exemplo, usamos um Softbox com uma luz contínua direcionada para a modelo. A luz direcionada faz nosso assunto se destacar mais em relação ao fundo da cena. Também temos uma luz difusa que está vindo de uma grande área, gerando assim uma textura mais suave para a pele da nossa modelo e evitando as sombras indesejadas para essa proposta de fotografia.
O que achou do resultado? Compartilhe esse post com também ama fotografia.
Curso de Fotografia Curitiba | Consultoria Fotográfica | Escola de Fotografia.